quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O que ando aprendendo sobre Mesa Posta - Dicas e etc

Resultado de imagem para mesa posta com itens baratos
Não, essa imagem não é minha. Achei na Net e ela me chamou a atenção porque, além de linda, pode ser reproduzida com itens muito baratos. 
Esses pratos aí são iguais aos meus. Comprei por R$ 7,99 cada um. Chama-se pétala, acho que da Nadir.
Descobri, por exemplo, que ele custa R$ 10,90 em qualquer loja de 1,99. Mas em loja de utilidades domésticas, a gente acha mais barato. E é uma economia boa, porque com ela, se compra um talher avulso de inox. E dos caros, 3 reais cada. Os meus eu comprei por uma média de R$ 2 cada. Alguns até por 1 real (como a faca para pão) e, detalhe: são bons, resistentes e até pesados. Mostrei aqui. E pude comprar aos poucos, porque é um modelo que sempre tem na loja. Foi na mesma loja onde comprei o prato.
Xícaras de chá também achei mais barato na loja de utilidades. Bem, depende. Estou falando das básicas, porque decoradas, tem uma variedade louca nas lojas de 1,99. Mas eu queria básica.
Descobri que ter um kit básico de mesa posta, com louças brancas, é fundamental para quem está começando.
Não pretendo gastar dinheiro com cerâmicas aqui em BH. São muito caras. Um prato mais ou menos, colorido, custa quase 30 reais. Vou juntar dinheiro para ir, um dia, em Coronel Ferreira, em SP. A diferença de preços e a variedade são gritantes.
Por enquanto, vai minha louça branca mesmo, que aliás, acho linda.
Vou colorindo a mesa com os acessórios.
Antes de falar neles, vamos aos copos.
Taças: ítem caro aqui. Coloridas então, Jesus. Quase 20 reais ou passando de 20, cada uma. Pra mim é caro.
Mas descobri que se a gente andar bastante, pesquisar bastante, acha umas coisas bacanas.
A Americanas tem umas promoções loucas. Comprei lindas taças lá por 24,99, se não me engano. Pena que meu filho quebrou duas. Quero comprar outro conjunto igual, mas estou procurando um preço bacana.
Tenho tacinhas simples de lá, pequenas, que comprei por 19,90. Básicas, transparentes. Esses dias comprei lá umas tacinhas de água, bonitinhas, por 16 reais o jogo de 6.
Tenho outras, decoradas e coloridas, mas o preço máximo que paguei foi 10 reais cada, como minhas taças lírio rosadas, que adorei.
Tem uma loja na Av. Paraná, aqui em BH, que tem uma variedade de deixar qualquer um louco e um preço muito melhor que em vários outros lugares. Mas não lembro o nome. Como pretendo voltar lá, vou anotar da próxima vez.
E as vezes achamos umas coisas bacanas, baratas, se tivermos o hábito de rodar nas lojas sempre, dando uma vasculhada nas promoções.
Foi assim que achei um jogo de taças de bico de jaca por 26 reais, com seis. E eram lindinhas demais. Transparentes.
É necessário tomar cuidado com modas, também. Bico de jaca, bico de abacaxi estão em alta. Estiveram também nos anos 70 e depois foram tidas como cafonas. Agora voltaram. Não sei se voltaram para ficar. Acho bonitas sim, mas para mim não é essencial que tenham esse acabamento. Só compro se for a mais barata, das coloridas que quero. Mas para quem gosta, é bom andar um bocado pra encontrar um preço justo.
Como taças decoradas demais ou coloridas só servem para água, suco ou refrigerante, é bom ter uma idéia de custo benefício quando for comprar.
Tenho lindas peças que comprei em bazar por uma pechincha. Bules, um jogo de inox para café, leiteira, sopeira, etc. Não é tão difícil encontrar. Só ter atenção, um pouco de sorte e muita persistência. Os meus não foram adquiridos de uma vez só. Foi aos poucos mesmo.
Agora os acessórios. 
Na foto de cima, um lindo sousplat colorido, um porta guardanapo e um guardanapo básico.
Estou assustada em como é caro tudo isso. É justo que seja, porque dá trabalho pra fazer.
Eu prefiro fazer. Não só pela economia, mas pelo prazer de fazer mesmo. Gosto de olhar a mesa e ver as coisas que eu mesma fiz.
Lá em casa está em andamento um projeto de sousplat. Achei uma caixa grandona, muito resistente, de papelão. Cortei os sousplat e cobri uma das faces com papel branco. Porque algumas capas são de tecido um pouquinho transparente.
E estou fazendo as capas. Como? Simples.
Uma parte eu comprei o tecido ou já tinha em casa. Sempre tem tecido em minha casa.
Comprei tergal, que é baratinho. O metro sai por 10,98. Quando quero fazer sousplat ou jogos americanos, compro cerca de 1,5 metros, jogos de 8 peças, que é o que faço sempre. Alguns faço simples, outros faço dupla face. Tem um monte para eu costurar lá em casa. Cortei e alfinetei um tantão.
Tem o Chitão, também. Oito e pouco o metro dele. Tem uns lindos.
Olha uns exemplos aí para inspirar:
Resultado de imagem para sousplat de tecido
As vezes compro 2 m de tecido e faço também guardanapos.
Vamos às contas: Sai em média por 2 reais a peça, dependendo do tecido. Não coloquei o elástico no preço, porque tenho, mas aí é só acrescentar alguns centavos. Mesmo que saia a 2,50 reais a peça, imagina como tá bom ainda.
Vou cortar lá em casa um conjunto de lugares americanos branco e depois fazer o rendado dele de crochê branco, para ficar uma peça clássica. Na verdade eu ia fazer uma toalha de mesa branca, mas por enquanto vou fazer não. Vou fazer os lugares americanos mesmo, porque uso mais que toalha de mesa. Depois compro 2,5 m pra fazer minha toalha. 
Esses dias achei toalha de mesa rendada por 16 reais, a média. E são bonitas.
Tem dois lençois de cama de casal lá em casa que estão com um furo. São bem antigos, mas o tecido continua, tirando o furo, perfeito. É um tecido bom. Está ainda colorido e sem desgaste. Com um estampado de hortências lilases, fundo branco, cortei conjunto de sousplat redondo. A vira dele, que é listrada, cortei dois lugares americanos de coração, que vou costurar ainda.
O outro é rosa, bonito também. Vou ver se corto redondo ou retangular.
Como sei fazer crochet, vou confeccionando minhas peças também. Tenho dois jogos de sousplat, de 8 peças cada, que eu mesma fiz e mostrei aqui no blog. E já tive idéia para muitos outros. Aos poucos vou tecendo, porque meu tempo é bem escasso.
Porta guardanapos, já fiz um monte. Só procurar aqui no blog, porque sempre conto como fiz.
Os mais comuns são de flores artificiais. Fáceis de fazer e de grande efeito.
Deve ter um milhão de tutoriais na net, de flores, de pérolas, de tudo quanto há. Só pesquisar.
Não tenho nenhum porta guardanapo comprado. Todos os meus fui eu quem fiz. A maioria custo zero, porque eu tinha coisas em casa. Tem de laço, de passarinho, de flor, de pérolas, de tudo.
Quando eu acabar minhas peças, vou mostrando aqui.
Enfim, o que quero dizer com esse post é que é possível ter mesa posta e tudo arrumadinho, do jeito que a gente gosta, mesmo não podendo gastar horrores. Tudo de mesa posta é bem caro, mas temos alternativas.
Muitas peças de decoração de mesa nós podemos fazer, reciclando vidros, garrafas e potes. Ou mesmo com massa de biscuit, EVA, etc. Basta bastante pesquisa e vontade. Nem precisa criatividade, porque tem muita coisa na internet para inspirar.
A gente acha muita coisa bacana em lojas baratas. Basta olhar atento. Aqui em BH tem loja onde tudo é 2 reais. A gente acha coisas muito legais nelas, se olhar com calma.
Para quem tem pouca grana, como eu, é preciso ter paciência e bastante disposição pra fazer as coisas.
Dá pra fazer. Eu sempre mostro aqui. E tenho muito mais para mostrar. É só eu finalizar as peças. 
A gente pode! A gente deve! Por nós, pelos que amamos, por nossa saúde mental. É gostoso, é prazeroso olhar ao redor e saber que tem um pouquinho de você em tudo.
Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário