terça-feira, 28 de maio de 2019

Porta pão feito com fundo de guarda roupa que estava no lixo

 Eu estava doidinha com um porta pão. Mas o preço deles na internet desanima, por enquanto. Um de bambu custa, em média, de 160 a 200 reais (fora o frete) e, por enquanto, não estou podendo.
O tal do guarda roupas que achei na rua, tem os fundos de uma chapa de madeira fininha. Não é um mdf fino, como os modernos, é uma madeira mesmo. Então resolvi fazer meu porta pão com ele.
Marido cortou nas medidas que risquei na madeira e eu montei. Como a madeira é fina, fiz a estrutura dele dupla, colando uma madeira na outra. E pra fazer as partes arredondadas, meu marido cortou ripinhas.
O acabamento foi feito com tinta, biscuit, guardanapo de decoupagem, pezinhos de resina e puxador de rosinha. Tudo eu já tinha em casa.


Por dentro, forrei o fundo com EVA rosa:



 Aqui, as madeirinhas cortadas:

Como eu fiz:
Segui a lógica desse vídeo aqui. Modifiquei apenas as medidas e eu não queria uma mandeja na parte de baixo. O meu, eu queria mais alto que comprido, pra ele caber certinho na minha estante de aço, então modifiquei por aí.
Esse do vídeo é feito com madeira pinus. Ótima pedida, porque uma tábua de pinus é barata e dá pra fazer o porta pão todo.
No caso, algumas peças se corta tranquilamente com tico tico, porque as minhas foram cortadas assim. Mas tem peças do passo a passo que é melhor pedir a um marceneiro para cortar. Ou, no caso das ripinhas finas de madeira, comprar já na espessura necessária, porque a madeira pinus é grossa demais para isso.
Mesmo assim, pagando um marceneiro para cortar e tudo mais, fica muito, muito mais barato que comprar o porta pão já pronto. Fora o prazer de a gente mesma fazer, não é?

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Porta Temperos Giratório DIY


 O tal do guardaroupas que achei na rua tá rendendo muito aqui nessa casa. Já virou prateleira, já virou um monte de coisa.
O fundo dele, que é naquela folha de laminado, sabe? Eu resolvi transformar em um porta temperos giratório.
Eu estava querendo muito um, mas o capital de investimento em fofurices está cortado, por enquanto. Tempos de crise.
Então resolvi fazer o meu com coisas que tinha em casa.
Meus potes de tempero, eu já tenho a muito tempo e os repaginei há pouco tempo, pintando tampinha e colocando rótulo.
Então peguei o fundo do guardaroupas e marquei o tamanho que eu queria, usando a medida das tampinhas dos potes como medida.

 Depois pedi para o marido cortar pra mim, porque, claramente, ele é mais habilidoso nisso do que eu.


Aqui em casa tinha barra roscada, porcas e ruelas. Sempre tem essas coisinhas. Barra roscada é isso aí de baixo.

Então, as peças cortadas o marido furou pra mim bem no meio, com uma broca um pouco maior que a espessura da barra roscada e, logicamente, menor que as ruelas.
A base, ainda é resto do guardaroupas, um pedaço de madeira mais espesso. Cortei um pouco menor que a base maior que seguraria potinhos. 
As madeiras, eu pintei de branco e depois cobri com guardanapo para decoupagem, que eu já tinha em casa.
Coloquei uma porca embaixo, uma ruela, a madeira que meu marido cortou, outra ruela e outra porca, sem deixar muito espaço, só o suficiente para a peça rodar. Fiz isso com os três andares e depois pinguei cola instantânea nas porcas de baixo e de cima, para que se mantenham imóveis.
Colei as tampinhas dos potinhos na madeira com cola instantânea. E tá bem firme. Acho que pra sair, só quebrando a madeira.
Pronto.
Eu gostei demais. Ficou perfeito, rodando facilmente e coube 15 potinhos de tempero, que é exatamente o que eu tenho.
O custo? Pra mim foi quase zero. Mas tenho certeza de que o custo é muito baixo. Uma barra rosqueada (que custa uns 4 reais) dá pra fazer dois suportes, se a pessoa quiser. Essa chapa fina de mdf é barata. Se a pessoa quiser, também vende as peças redondas de vários tamanhos, já cortadas, de mdf também.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Mudanças radicais na Sala com papel Contact


Agora sim, a sala do jeito que eu queria. Estou amando!!!
Tem aí o sofá que ganhamos detonado e fizemos uma capa de couro sintético que ganhamos.
As almofadas, a dona de uma lojinha que fechou me deu o enchimento e eu fiz as capas com tecidos que eu já tinha. A de coração eu já tinha. Só mudei a capa mesmo.
Os troncos no chão apoiando as plantas, nós achamos na rua após a poda de uma árvore.
Os quadrinhos foram feitos com molduras que já tínhamos (muitas compradas em bazar) ou com molduras que fiz de biscuit e crochê. Acho que a impressão de todas as imagens ficou em uns 20 reais, as coloridas.
O tapete, que aparece só um pouquinho na foto, é de um bazar. Acreditem: estava e está novinho e é do tamanho certo pra minha sala. Não é o primeiro tapete que tenho que foi de bazar.
A parede à esquerda, coberta por papel contact, com uma estampa que eu simplesmente amei. E na cor que eu queria. Estou apaixonada.
A parede é bem torna, mesmo assim colocamos com alguma facilidade, marido e eu. Só nos lugares em que a parede é muito, muito torta que não teve jeito de ficar tudo certinho. Mas nem aparece.
Do lado direito do sofá, na foto abaixo, os vasinhos de cimento que eu fiz e plantei suculentas, que, em breve, vão estar com seus galhos pendurados.
Em cima do sofá, uma manta de crochê que estava em um bazar, por uma pechincha.


Detalhe dos quadros na foto abaixo. Dá pra ver a gaiolinha de biscuit, a flor de crochê que ia virar um jogo de banheiro, mas foi para parede, toalhinhas de crochê na moldura. O fundo deles é papel de scrap.
Também tem molduras de biscuit, chaves de biscuit, moldura de crochê, que aparece na foto acima, e imagens que peguei no Pinterest, no clima que eu queria.
O passarinho gordo da fileira de baixo, na moldura rosa, na verdade está colado em um taboleiro daqueles de damas, de crianças, que foi descartado e eu pintei pra transformar em moldura.
As duas molduras quadradas rosa e imagem azul, por exemplo, são de bazar, bem como as duas grandes de madeira e outras tantas. Comprei a maioria por 1 real. As grandes foram menos de 5 reais cada. Elas são tão bonitas que ainda não quis pintar e tirar a cor da madeira.


Quando eu mudei para essa casa, resolvi fazer uma decoração com cactus e fiz uma decoração na parede que lembra a literatura de cordel. Olha como era:
E fiz uma série de decorações para combinar, na época.
Mas aí cansei e mudei de clima.
Eu gostava muito como era. Mas tenho que dizer que estou gostando muito mais agora!

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Modificações na Cozinha

Fiz umas modificações na minha cozinha e agora sim, mostro aqui.
Aí em baixo, dois móveis que fiz para apoio do fogão. Foram feitos com partes de um guarda roupas que estava jogado na rua. Foram pintados com tinta branca, pra não ficar um contraste esquisito. Em cima, coloquei papel contact, resto do que coloquei na minha parede da sala (ainda vou mostrar), para facilitar limpeza e tudo mais.



No móvel da esquereda, tem um gaveteiro que era preto e eu pintei com tinta spray branca. Fiz uma decoração nele com guardanapo de papel.
Ficou assim:



Embaixo, o detalhe do meu joguinho de temperos pelo qual estou apaixonada. Comprei no Mercado Livre. Comprei em um dia, no outro aumentou o preço.



No outro móvel, o filtro que eu tinha e quebrou o pé, que transformei em porta utensílios. Detalhe abaixo:

Tem também a bandeja dupla que fiz com duas vasilhas de lata, que eu tinha há muito tempo e já mostrei aqui. Detalhe dela:



Do lado da pia, esse cantinho que fiz com gavetas que achei na rua, dois cestos de plástico que comprei por menos de 5 reais cada, barbante, os talheres expostos, três deles eram de outra cor e eu enfeitei com guardanapos (depois mostro com detalhes), a galinha era marrom, eu pintei de branco e colei uns adesivos que eu mesma fiz, o porta talheres, eu quem fiz com partes do forro do guarda roupas que achei na rua.



As minhas latas, eu achava muito lindas, até comprar esse jogo de 3 latinhas da direita (que comprei por R$ 19,90), na primeira foto. Aí as outras ficaram meio sem graça. Então, resolvi fazer uns rótulos fofos para ficar mais interessante. Usei figuras do Pinterest e imprimi em papel auto adesivo. A de pão, eu montei a arte e realmente a lata é usada para guardar pães.
As latas azuis e rosa com tampa branca, eram latas de produtos que usei aqui em casa. Guardei, passei primer, pintei, fiz as tampas com papelão e tira bordada, além dos puxadores de uma cômoda aqui de casa, que precisei trocar.





Esse armário de parede é, na verdade, um armário baixo. Mas é pequeno demais. Então penduramos e eu colei papel decorado nele, pra dar um charme, e passei verniz. Ele fica acima da minha pia.



Esse porta chaves aí de baixo comprei por quase nada, porque os ganchinhos estavam quebrados.
Coloquei novos ganchinhos e pendurei alguns pega panela que fiz de crochê. Está no cantinho do café, que já mostrei no blog, mas vou modificar.



Cozinha ficando mais prática e mais bonitinha, aos poucos.

Costurinhas e Mesa posta



Aproveitei o fim de semana e fiz umas costurinhas pra cozinha. São tecidos que eu já tinha em casa.


Tô na vibe mais romântica, tons pasteis.
Aí em baixo, essas luvas de silicone, que são ótimas aliás, eu comprei antes de mudar pra essa casa onde moro. Foi em uma loja no Mercado Central, onde eu estava comprando várias outras coisas.
Lá só tinha essa cor feia.
Como não tá na vibe da minha cozinha, resolvi fazer umas capinhas pra elas.




Gostei muito de como ficou.
Normalmente não uso com as capinhas para pegar coisas quentes. Só coloco as capinhas depois de higienizar para pendurar de novo.
Pra finalizar, mesinha posta com todo carinho, nesse fim de semana, com ítens que fui eu mesma quem fiz.
Mesclei dois jogos de pratos, porque o número de pessoas era superior ao número de pratos de cada jogo. E gostei muito de como ficou:



Tô apaixonada com esse jogo de pratos floral...

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Criados mudos customizados



Comprei esses criados há mais de um ano, em mdf cru.
Comprei assim:
Resultado de imagem para criado mudo pés palito mdf
Eu os pintei de azul, na ocasião, mas tava sem graça.
Arrumei esse papel collorset decorado e customizei as gavetas dos dois. 
Eles tinham um buraco, no lugar do puxador. Coloquei o papel e colei esse enfeite de rosa de resina com cola universal. Ficou firme, porque o enfeite é maior que o buraco que tinha, então ficou colado na parte sólida.
Eu acho lindos os pés palito deles. Pintei só a pontinha, pra dar um charme.
Amei o contraste das cores.

Sobras de barbante e linhas



A gente usa pra fazer uns pega-panelas e enfeites.